São José dos Pinhais

São José está entre as 50 melhores cidades para se viver no país

A Agência Estadual de Notícias (AEN) divulgou no dia 9 de fevereiro um ranking das 100 maiores cidades brasileiras dentro do Índice de Desafios da Gestão Municipal, que foi efetuado pela consultoria Macroplan.

São José dos Pinhais está em 32º lugar. O referido ranking leva em conta inúmeros fatores e índices, tais como emprego, segurança, saúde, educação e saneamento, sendo este último um dos fatores de destaque para nosso município. Segundo dados da Sanepar a média estadual é de 76% de todo o esgoto que é coletado sendo tratado, e em São José dos Pinhais, 77,5%. A Sanepar ressalta ainda que nos municípios atendidos por ela 100% da população urbana tem acesso a água potável.

O índice de mortalidade infantil é um dos critérios adotados e, no Paraná, ele tem caído desde 2013. Neste ranking nacional, seis cidades são do Paraná tem e as ações do governo estadual em conjunto com as administrações públicas, colaboraram com índices de qualidade para as cidades destacadas. Ações de combate e prevenção ao COVID-19 também tiveram lugar no estudo da consultoria.

Médicos sem Fronteiras