São José dos Pinhais

Prefeitura decreta novas medidas de combate à Covid-19 nesta terça-feira (01)

Pelos próximos 14 (quatorze) dias, a Prefeitura de São José dos Pinhais, de acordo com o Decreto Municipal nº 4.117/20, publicado na tarde da última terça-feira (01), suspendeu o funcionamento de alguns serviços e atividades com intuito de diminuir a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) no município através de medidas intermediárias que evitam principalmente as aglomerações.

Estabelecimentos destinados ao entretenimento, a eventos sociais e atividades correlatas em espaços abertos e fechados, como casas de festas, de eventos ou recepções, incluídas aquelas com serviços de buffet, bem como parques infantis e temáticos, estão com as atividades suspensas segundo o novo decreto.

Outros serviços e atividades que tiveram a suspensão temporário, por quatorze dias, são os estabelecimentos destinados a eventos técnicos, mostras comerciais, congressos, convenções, entre outros eventos de interesse profissional, técnico e/ou científico. A realização de encontros e confraternizações de grupos corporativos, também ficou vedada conforme o último decreto.

As atividades comerciais de rua não essenciais, como galerias e centros comerciais, deverão funcionar das 08h às 23 horas, em todos os dias da semana, incluindo, sábados e domingos. Com relação aos shopping centers, o funcionamento deverá ser das 08h às 22h, de segunda-feira a domingo.

Restaurantes e lanchonetes, de acordo com o novo decreto, poderão funcionar das 06h às 23 horas, em todos os dias da semana, inclusive na modalidade de atendimento de buffets no sistema de autosserviço (selfservice). Após esse horário, será permitido apenas o funcionamento na modalidade delivery e drivetru.

É importante destacar que casas noturnas, bares, pubs, lounges, tabacarias, boates e similares, funcionarão das 08h às 23 horas, sendo que, das 23:00 às 00 horas, as atividades deverão ser totalmente finalizadas sem a presença de clientes e colaboradores. Shows musicais com banda e pista de dança continuam restritos, mas é permitido música ao vivo com cantor solo.

Circos, teatros, cinemas e museus, podem funcionar das 06h às 23 horas, em todos os dias da semana, ficando proibido o consumo de produtos alimentícios e de bebidas pela plateia. As feiras de varejo e feiras livres, conforme o novo decreto, vão funcionar das 06h às 23 horas, em todos os dias semana.

Nos serviços e atividades previstos neste decreto, deve ser observada a capacidade máxima de ocupação de público que não pode ultrapassar 50% (cinquenta por cento), como está previsto no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros – CLCB do estabelecimento. A medida garante o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas, em todas as direções, considerando a área total disponível para a circulação e o número de frequentadores e funcionários presentes no local.

Médicos sem Fronteiras