São José dos Pinhais

Testagem aleatória de Covid-19 nos bairros traz mais informação sobre a circulação do vírus

A Secretaria da Saúde de São José dos Pinhais está fazendo testes rápidos de Covid-19 no município. Os bairros onde há maiores índices de casos de Coronavírus estão sendo priorizados para a testagem. Para fazer o teste, a pessoa recebe uma senha das equipes de saúde que percorrem o bairro e escolhem aleatoriamente os indivíduos de gênero e idades distintos.

Sendo assim, não é a pessoa que deve procurar a Secretaria de Saúde e sim, se for abordado, realizar o teste voluntariamente. Ou seja, só realizam o teste aqueles que receberam as senhas.

Com a distribuição de senhas planejadas para os moradores dos bairros selecionados, a Secretaria da Saúde poderá analisar e fazer uma amostragem dos dados mais próximos da realidade, devido ao crescimento de casos no município.

Uma vez identificado no teste rápido que a pessoa está com Covid-19, se tiver sintomas que necessitem atendimento médico é orientado a procurar a Unidade Avançada Rui Barbosa. Se a pessoa estiver assintomática, recebe um termo para permanecer em isolamento para que não transmita a doença.

Os bairros que já tiveram a aplicação de testes de Covid-19 no município são: Parque da Fonte, Borda do Campo, Guatupê, Veneza, Contenda, Jardim Carmem, Centro, Cidade Jardim, São Judas Tadeu,  Rio Pequeno, Jardim Cruzeiro, Quississana.

É importante seguir todas as orientações passadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Neste momento de pandemia, é necessário que toda a população se conscientize e ajude a diminuir a disseminação do vírus COVID-19.

Atendimento na Unidade Avançada

Quem estiver com sintomas de Covid-19 e procurar a Unidade de Atendimento Avançado Rui Barbosa será atendido por um médico que após realizar a consulta verificará a condição de saúde do indivíduo e poderá pedir um dos dois tipos de exames:

RT-PCR: Detecção de material genético do vírus em amostras respiratórias – é conhecido como teste do cotonete e é realizado no indivíduo quando este está na fase inicial dos sintomas

Testes Sorológicos: Verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. O exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente que já passou da fase inicial da doença.

A Unidade de Atendimento Avançado Rui Barbosa funciona 24 horas e está localizada na Avenida Rui Barbosa, 10471, bairro Bom Jesus, São José dos Pinhais.

Atendimento remoto

É possível antes de sair de casa tirar as principais dúvidas sobre os sintomas e atendimento através de telefone, whatsapp, ou ainda pelo Portal da Prefeitura.

Para receber o atendimento telefônico, basta ligar no número (41) 3381-6368/6373, que atualmente funciona de segunda à sexta-feira das 8 às 17 horas.  Já para atendimento via Whatsapp, você deve adicionar o número (41) 98508-0364 para ter acesso ao atendimento pelo aplicativo. O serviço de Whatsapp é 24 horas.

Também é possível atendimento por meio do robô Laura via Whatsapp, basta enviar uma mensagem de texto para o número: 98774-6489. Assim como pelo aplicativo ‘153 Cidadão’ da Guarda Municipal de São José dos Pinhais pode ser baixado via Apple Store, para sistemas iOS e Play Store, para Android e via Portal da Prefeitura www.sjp.pr.gov.br.

Médicos sem Fronteiras