São José dos Pinhais

Startup de gestão para pequenos negócios cresce 40% em faturamento na pandemia

A paranaense vhsys criou estratégias para manter o próprio negócio sustentável e ajudar pequenas empresas durante a crise.

A pandemia apresentou novos desafios para todas as empresas, inclusive para as que vinham em crescimento constante. A crise não impediu que a vhsys aumentasse seu faturamento em 40% no primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado ocorre pela melhora de performance de todos os setores da empresa e otimização de custos sem impacto para os clientes. A vhsys oferece um software de gestão que atualmente apresenta um dos menores custos do mercado. 

Para o CEO da vhsys, Reginaldo Stocco, o crescimento também reflete o reposicionamento da marca e do próprio negócio, feito um pouco antes da pandemia, para aproximar ainda mais a empresa dos pequenos negócios, que representam 27% da do PIB brasileiro.

“Somos um facilitador na vida dos pequenos negócios em todos os momentos. Isso ficou bem claro após a crise com as várias estratégias que lançamos para que os empreendedores não fechassem suas portas e se preocupassem com o essencial. Oferecemos nosso sistema de gestão completo de forma gratuita por 90 dias para novos clientes e desenvolvemos um marketplace para atuais clientes divulgarem e venderem seus produtos e serviços. Fizemos também melhorias na nossa loja virtual, com novos layouts responsivos, novas opções de frete e também integração com o WhatsApp. Todas esses serviços são pagos, mas liberamos gratuitamente neste período de 3 meses. Além disso, também realizamos lives, parcerias e produzimos diversos materiais de gestão para auxiliar os atuais e futuros clientes”, diz. 

Gestão em tempos de crise

O comportamento dos clientes variou durante os primeiro meses da pandemia, mas a vhsys fez negociações exclusivas para que a maioria pudesse utilizar o software e não perdesse sua melhor ferramenta de gestão na hora da dificuldade. Os números de cancelamento inclusive foram abaixo da média no primeiro semestre. “Fizemos negociações para que os clientes se mantivessem conosco, gerindo suas finanças e todo seu negócio. O índice de cancelamento, que já era baixo, caiu mais 21% no primeiro semestre, se comparado com a média de 2019.  Esse resultado só foi possível porque cuidamos dos clientes de forma humanizada, apoiando o empreendedor em todos os momentos e em suas estratégias para que ele não precise cancelar o produto por causa de uma crise, mas sim utilizá-lo ainda mais”, diz. 

Tudo isso parece ter dado certo: além do crescimento no faturamento, a vhsys concorre ao Prêmio Reclame Aqui 2020, que reconhece as empresas que melhor atendem seus clientes.

Para o segundo semestre, a empresa mantém boas expectativas de voltar a crescer, conforme as variáveis do cenário. “Ainda vemos muitas oportunidades de crescimento neste  ano, talvez não tanto quanto em anos anteriores, mas estagnados não vamos ficar. O mais importante é que conseguimos fazer os ajustes nos nossos custos e melhorar nossa performance sem muitas demissões ou impactos para os clientes, o que tornou o negócio ainda mais sustentável. Também tivemos um aumento de 18% no nosso quadro de funcionários e estamos preparados para retomar o crescimento planejado assim que o mercado responder positivamente”, diz Stocco.

A empresa tem diversas vagas de emprego abertas ainda para esse ano. Para consultar as vagas, acesse: https://vhsys.gupy.io/

Sobre a vhsys

A vhsys é uma empresa de tecnologia que desenvolve sistema de gestão empresarial descomplicado para micro, pequenas e médias empresas. O sistema é totalmente online e conta com módulos para emissão de nota fiscal, controle financeiro, vendas, estoque, além de uma loja de aplicativos e integrações exclusivos, ampliando os recursos para o empreendedor. A empresa foi criada e é dirigida por Reginaldo e Luan Stocco e está localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Além disso, a vhsys é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar segundo o Great Place to Work. Em 2019, foi escolhida como uma das empresas mais amadas do Paraná, de acordo com a Glassdoor. Mais informações no site www.vhsys.com.br.

Médicos sem Fronteiras