São José dos Pinhais

Lei que autoriza o uso de bloqueador de ar para hidrômetro, promete abaixar o valor da conta

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio de projeto de lei proposto na Câmara Municipal, sancionou a medida que e autoriza a instalação de um bloqueador de ar para hidrômetro na tubulação do sistema de água, seja residencial ou comercial no município.   

A medida busca evitar que em períodos onde haja escassez de água, o ar existente na tubulação não venha a ser cobrado como consumo de água. Segundo a Lei aprovada, a concessionária do serviço de abastecimento de água e saneamento (SANEPAR) deverá permitir que seja instalado, por solicitação do consumidor, bloqueador de ar para hidrômetro na tubulação de abastecimento de água que antecede o hidrômetro de seu imóvel. Os hidrômetros a serem instalados após a regulamentação desta Lei poderão ter o bloqueador de ar instalado conjuntamente, sendo adquirido exclusivamente pelo consumidor.

Instalação

A instalação do bloqueador de ar poderá ser feita pelo consumidor ou por uma empresa profissional por este contratada.  Os interessados na instalação do bloqueador deverá fazer uma solicitação, por meio de protocolo, à concessionária do serviço de abastecimento de água e saneamento. As despesas decorrentes de aquisição e instalação dos bloqueadores de ar nos hidrômetros já instalados serão custeadas exclusivamente pelo consumidor interessado. A Lei, publicada no diário oficial do dia 14 de julho de 2020, entrará em vigor 90 dias após sua publicação.

Médicos sem Fronteiras