Brasil

4% dos brasileiros têm anticorpos contra covid-19, diz pesquisa

Pesquisa divulgada nesta última 5ª feira (2) pelo Ministério da Saúde indica que cerca de 4% dos brasileiros já desenvolveram anticorpos contra o novo coronavírus–ou seja, essa parcela da população foi infectada em algum momento. O estudo também aponta que 91% dos infectados desenvolvem algum sintoma, ainda que leve.

Foram testadas 89.397 pessoas em 133 cidades, de 14 de maio a 24 de junho, ao longo de 3 etapas. Eis a íntegra (1 MB) dos dados do estudo, denominado “Epicovid-19”.

A pesquisa foi coordenada pela Ufpel (Universidade Federal de Pelotas) e aplicada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), a domicílio. O Ministério da Saúde financiou o estudo, que foi orçado em R$ 12 milhões –dos quais R$ 9,975 milhões cabem ao Ibope.

O objetivo, entre outros, era aferir a porcentagem de brasileiros com anticorpos contra o novo coronavírus –que  já infectou 1,49 milhão de pessoas no país, de acordo com os dados divulgados também nesta 5ª feira.

Para tanto, foram aplicados os testes sorológicos, também conhecidos como “testes rápidos”. Eles são realizados a partir de uma amostra de sangue recolhida por punção digital e ficam prontos em cerca de 15 minutos. Esse tipo de teste é mais indicado a partir do 7º dia que o paciente demonstrou sintomas.

O Epicovid-19 usou testes da marca chinesa Wondfo. De acordo com os organizadores, a sensibilidade é de 85%. Ou seja, a chance de falso negativo é de 15%.

Médicos sem Fronteiras