04/07/2020 16:22
São José dos Pinhais

Hospital São José recebe pranchas de comunicação alternativa

No início do mês de junho, o Hospital e Maternidade São José recebeu pranchas de comunicação alternativa, visando humanizar os atendimentos com pacientes que possuem dificuldades de fala e comunicação. A doação das pranchas foi realizada pelo Centro Universitário Uningá de São José dos Pinhais.

As pranchas foram desenvolvidas, segundo a Instituição, para auxiliar pacientes que possuem dificuldades temporárias ou definitivas na fala a se comunicarem com os profissionais da saúde, como enfermeiros, médicos, cuidadores, e até mesmo a família.

A entrega das pranchas foi realizada no início de junho por representantes do Polo Uningá por meio da supervisora Administrativa Fabiana Marcela e a tutora pedagógica Kassieli Sampaio, que entregaram as pranchas para a equipe de Fonoaudiologia do Hospital liderada pela dra. Vani Cararo Sottomaior Maruska.

Segundo a secretária de Saúde, Débora Chemin, muitos pacientes possuem dificuldades de comunicação, por diferentes comorbidades e motivos, e as pranchas serão benéficas para a equipe. “Agradecemos o fornecimento dessas pranchas pela Uningá de São José dos Pinhais. Elas serão utilizadas por esses pacientes que possuem essas dificuldades de comunicação. A família poderá se comunicar melhor, bem como otimizar a relação paciente e equipe médica”, comentou.

A ação fez parte do projeto PIESC (Programa de Integração Escola e Comunidade) da Universidade, que tem o objetivo de integrar a comunidade acadêmica com a sociedade.

Médicos sem Fronteiras