04/07/2020 16:20
São José dos Pinhais

Prefeitura começa a distribuir merendas escolares para alunos da Rede Municipal

A Secretaria de Educação da Prefeitura de São José dos Pinhais iniciou a entrega dos kits de merenda escolar para alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. Todos os alunos matriculados regularmente nas Unidades de Ensino têm o direito do kit merenda escolar.

A Prefeitura estará entregando nos meses de maio, junho e julho os kits das merendas, sendo organizado por toda Secretaria de Educação, por meio da Divisão de Merenda Escolar, com a colaboração de todos os profissionais da educação.

As entregas das merendas estarão acontecendo em todas Unidades, incluindo escolas urbanas, rurais, especiais, EJA e CMEIs. A Divisão de Merenda Escolar analisou e elaborou, com as nutricionistas da Secretaria de Educação, todas as necessidades dos estudantes para que a merenda possa suprir.

Para o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, que acompanhou nesta semana as entregas das merendas em Escolas e CMEIs, conta que é obrigação do município fornecer a alimentação para os alunos, e em tempos de pandemia do novo Coronavírus, esta merenda escolar está sendo fundamental para as famílias. “Distribuir esse kit merenda nas Escolas Municipais e em nossos CMEIs, é justamente devolver para a população aquilo que é dela, porque na verdade se o ano letivo, se as aulas tivessem tendo normalmente, essas crianças viriam para as Escolas, para os CMEIs, e teria essa alimentação na Escola. Então na verdade a gente está devolvendo para a nossa população, para as nossas crianças, aquilo que é dela de direito”, relatou o prefeito.

O secretário de Educação, Professor Imar Augusto, comentou que todos os alunos terão direito de receber as merendas. “Esse kit é o suficiente para um aluno se alimentar durante vinte dias letivos, o que consideramos um mês. Mas é claro, a família também vai utilizar. É importante dizer, que se a família tem um, tem dois, tem três, tem quatro ou tem cinco filhos na Unidade Educacional, vai receber conforme o número de crianças que ela tem matriculada na Rede Municipal de Ensino”, explicou.

Para aquelas crianças que possuem algum tipo de restrição alimentar, como intolerância a lactose ou ao glúten, por exemplo, estas estarão recebendo kits especiais com a alimentação diferenciada conforme suas restrições.

As entregas das merendas escolares estão acontecendo junto com a entrega das atividades não presenciais dos alunos, e todos os cuidados de higiene estão sendo aplicados pela Secretaria, bem como o uso de máscaras, distanciamento, e utilização do álcool 70%.

Médicos sem Fronteiras