03/06/2020 01:04
São José dos Pinhais

Procon reforça fiscalizações em estabelecimentos com preços abusivos

As fiscalizações do Procon Municipal em estabelecimentos comerciais de São José dos Pinhais estão sendo realizadas periodicamente em diversos mercados do município. Esses estabelecimentos são considerados serviços essenciais, com base no Decreto Estadual 4.317, lançado do dia 21 de março de 2020, e no Decreto Federal 10.282, do dia 20 de março de 2020.

Com a época de pandemia em decorrência ao Covid-19, o número de atendimentos do Procon Municipal cresceu consideravelmente, tendo em vista que as reclamações referentes a estabelecimentos com preços abusivos estão também aumentando. De acordo com Elson Ribas, coordenador do Procon de São José dos Pinhais, em época de pandemia, a média de atendimentos está sendo de aproximadamente 50 ligações e reclamações por dia. “O Procon de São José está a disposição para ajudar o cidadão a passar por essa crise, vamos passar juntos e fiscalizando”, afirmou o coordenador.

As fiscalizações realizadas pelo Procon são espontâneas, e durante a ação, o órgão fiscalizador notifica o estabelecimento caso haja produtos com preços abusivos. “O Procon de São José está continuando a fiscalização dos mercados, supermercados, para coibir abuso de preços. Mesmo com o trabalho remoto, a gente atende o consumidor por telefone. Estamos tendo muitas denúncias. Com o aumento de demanda de denúncias, estamos fazendo essas fiscalizações diariamente nos mercados e supermercados”, explicou Ribas.

O consumidor que identificar abusos de preços, pode entrar em contato com o Procon de São José dos Pinhais, que está atendendo via telefone ou Portal do Consumidor, em decorrência aos riscos de contaminação pelo Covid-19. O munícipe que necessitar realizar uma denúncia de abuso de preços pode entrar em contato com o Procon do município pelo telefone (41) 3283-6160 ou acessar o Portal do Consumidor neste link.

Médicos sem Fronteiras