02/04/2020 18:09
Paraná

Conheça as 5 melhores cidades do Paraná para investir em imóveis

O investimento imobiliário não vem com um mapa, e o caminho para fazer um investimento se consolidar costuma ser sinuoso. Dito isto, há coisas que você pode fazer para se colocar no caminho certo e garantir suas melhores chances de sucesso.

Ouvir profissionais do setor imobiliário e investidores de sucesso é um ótimo lugar para começar.

Para colocar você na mente dos profissionais, reunimos algumas dicas essenciais para investir em imóveis de pessoas que podem falar por experiência própria.

Se você é novo no setor imobiliário ou está investindo em sua propriedade de terceira renda, este artigo é repleto de ótimas dicas e perspectivas interessantes se está querendo investir em imóveis no Estado do Paraná. Acompanhe!

1. Concentre-se em cidades com boa demanda imobiliária

Se você deseja lucratividade com a aquisição de um imóvel, seja para revender logo depois, ou ainda, para alugar e ter uma renda extra, vale à pena considerar cidades com potencial imobiliário e demanda de habitantes que preencham essa lacuna. Uma boa solução é investir em pelo menos uma dessas 5 cidades:

  • Curitiba, por ser a capital do Estado e reunir diversos atrativos para o mercado de trabalho e potencial turístico;
  • Londrina, por ser a principal cidade no norte do Paraná e reunir diversos atrativos para o mercado empresarial e industrial;
  • Maringá, porque é também outro pólo comercial no norte pioneiro e concentra uma ótima especulação imobiliária;
  • Foz do Iguaçú, por reunir diversidade de realidades culturais e econômicas, além de ser um centro turístico importante no oeste paranaense e reunir proximidade com países como a Argentina e o Paraguai;
  • Cascavel, pois é outra importante cidade paranaense, repleta de riquezas e potencial imobiliário cada vez mais em expansão.

2. Encontre imóveis para aluguel em bairros emergentes

Não importa basicamente a cidade que você está buscando. As propriedades de aluguel representam uma ótima maneira de se envolver com investimentos imobiliários.

Bairros emergentes oferecem potencial de crescimento e incentivos fiscais para os compradores. Os compradores que compram propriedades em bairros emergentes maximizam os lucros e garantem que sua renda cubra seus custos.

3. Diversifique seus investimentos

Costuma-se dizer que o melhor investimento imobiliário é aquele em seu quintal. Embora haja mérito em entender a área em que você está investindo, acredito que você esteja realmente limitando seu potencial de lucratividade considerando apenas uma pequena área geográfica.

Ao considerar investimentos em outros estados e cidades, você terá um grande conjunto de investimentos disponíveis e, finalmente, melhores oportunidades. Investir em uma grande área geográfica também diversifica ainda mais seus investimentos e protege seu portfólio contra a volatilidade dos mercados locais .

4. Não exagere na reabilitação

As propriedades de investimento não precisam estar equipadas ao extremo quando se trata de detalhes e acessórios. Algumas casas de luxo precisam ter as melhores bancadas e acessórios.

Casas de gama baixa precisam parecer bonitas e modernas, mas não precisam de tudo o mais caro. Não há problema em orçar. Não há problema em ir com os acessórios de médio custo para que se possa investir no setor. Confie no bom gosto, para reduzir custo e evitar imóveis ociosos.

5. Evite se alavancar demais

Você pode ser muito bem-sucedido por um longo tempo e ainda falir se todo seu ganho com aluguel for usado para pagar financiamentos ao máximo.

Se você mantiver alguns de seus aluguéis livres e claros e alguns deles financiados, terá uma boa mistura de segurança e ainda aumentará seus recursos.

Faça o certo, e algumas vagas ou mergulhos mais longos do que o esperado em seu fluxo de caixa não precisam ser o fim de sua carreira.

6. Procure comprar para investir em locações de apartamentos

Se deseja mais comodidade, apartamentos são sua aposta mais segura para atrair o inquilino correto.

Todo mundo adoraria morar em uma casa. Algumas pessoas simplesmente não podem se dar ao luxo disso, ou não querem mesmo.

Ter apartamentos para alugar em Londrina ou outra cidade paranaense, historicamente, sempre foi uma ótima aposta nos últimos anos.

7. Faça sua lição de casa antes de ouvir consultores

Em muitos casos, seus consultores confiáveis ​​e pagos (corretor, gerente de patrimônio, contador, etc.) podem sugerir que você evite completamente os imóveis em seu portfólio.

Eles geralmente dão as mesmas razões cansadas de ser “ilíquido” ou “muito intensivo em gerenciamento”. Esses podem ser argumentos válidos com base em sua situação específica, mas esse não é o motivo real pelo qual eles desejam que você evite imóveis.

Os corretores não são pagos para você investir em imóveis ou comprar apartamentos em Maringá que eles não irão lucrar com isso.

Não há nada para eles, sem comissões e nada para fazer. Ou seja, a menos que eles queiram comprar um imóvel de alto custo e não negociado, mas agora você saberá a verdadeira motivação deles.

Você precisa fazer sua própria lição de casa para decidir se o fluxo de caixa potencial do setor imobiliário é adequado para você ou não. Contudo, confie na sua equipe e especialistas locais de cada cidade a investir: você terá muito a aprender com eles! Investir em imóveis tem muitas peças em movimento. Quando você começa, é essencial que você utilize especialistas em cada área do projeto para garantir o sucesso e minimizar erros.

8. Corrija problemas de manutenção

Solucione problemas pela raiz antes que eles fiquem maiores. Tenha um plano de manutenção semestral previsto em contratos de locação.

Isso é principalmente para perguntar ao locatário se há algo que eles estão percebendo que precisa ser consertado. Também vale à pena inspecionar  todas as pias e ao redor dos banheiros, etc., quanto a danos causados ​​pela água.

Encontrar pequenos vazamentos de água antes que eles se tornem grandes problemas ajudará a sempre economizar muito dinheiro e evitar prejuízos a um imóvel!

9. Conheça bem seu mercado de atuação

Ao investir em imóveis no Paraná, é importante aprender e se tornar um especialista em seu mercado selecionado.

Estar bem informado sobre as tendências atuais, incluindo reduções ou aumentos na renda média, renda, taxas de juros e até mesmo taxas de desemprego/criminalidade, permitirá que você reconheça o status atual do mercado e planeje o futuro.

Ser capaz de prever e manter-se um passo à frente do mercado constantemente pode ajudá-lo a se tornar um investidor imobiliário mais eficaz, indiferentemente da cidade paranaense que escolher investir em seu portfólio.

Gostou deste artigo? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais!

Médicos sem Fronteiras