02/04/2020 19:28
São José dos Pinhais

Covid-19: sem casos confirmados da doença, além da Saúde outras secretarias mobilizam ações de combate à epidemia

A Prefeitura de São José dos Pinhais, através de ações desenvolvidas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Transporte e Trânsito (Semuttran) e de Comunicação (Secom), reforça ainda mais os trabalhos de prevenção e combate ao Coronavírus (Covid-19) realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sems) e pede a colaboração da população já que a cidade ainda não registra casos confirmados da doença.

“Com apoio da população, vamos enfrentar a Covid-19 em São José dos Pinhais”, disse o prefeito Toninho Fenelon. As secretarias da cidade com equipes de trabalho dos serviços essenciais como Saúde, Segurança, Transporte e Trânsito, segundo o prefeito “reforçaram ainda mais as medidas de prevenção e combate à Covid-19 na cidade, equipes de trabalho da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) intensificaram a limpeza e desinfecção dos principais pontos de circulação do município, agentes da Guarda Municipal (GM/SJP) da Secretaria de Segurança (Semuseg) apoiam na fiscalização do comércio que está com as atividades restritas por causa da pandemia e a secretaria de Transporte e Trânsito também precisou adotar medidas de prevenção nas linhas do transporte público com objetivo de conter o vírus”, explicou Toninho.

Além da Central de Informações Coronavírus, lançada pela Prefeitura na última quarta-feira (25) para esclarecer dúvidas mais frequentes da população pelo Whatsapp 41 98508 0364 que funciona 24h, a secretaria  de Comunicação (Secom) também reforçou cuidados necessários para combater o compartilhamento de notícias falsas, as chamadas Fake News.

Uma equipe da Secom confirma diariamente informações que circulam em grupos de aplicativos e em redes sociais com intuito de denunciar e alertar principalmente à população sobre notícias falsas que além de espalharem medo e terror prejudicam o plano de ação ao combate à Covid-19 criado em São José dos Pinhais.

“A notícia falsa se espalha rapidamente em ambientes virtuais como grupos de Whatsapp além de redes sociais e gera ainda mais medo e receios à população principalmente neste momento”, frisou o secretário municipal de Comunicação Eduardo Foggiatto.

Nesta semana a GM/SJP e a Polícia Civil detiveram um homem que compartilhava um vídeo amador onde afirmava que no bairro São Marcos, haviam 8 mil casos da doença omitidos pela Prefeitura, o material produzido por ele circulava em grupos de Whatsapp e em redes sociais. O homem foi levado à delegacia.

Na tarde da última quarta-feira (25) a GM/SJP e a Divisão de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde estiveram no Hospital Nova Clínica, onde segundo uma postagem feita no Facebook, por uma mulher que se identificava funcionária do hospital, pacientes com Covid-19 estavam internados no estabelecimento. A postagem da mulher era mentirosa.

Diariamente, de acordo com o secretário “uma equipe da Secom checa e confirma materiais suspeitos, que circulam em grupos de conversas virtuais, com o objetivo de levar a veracidade dos fatos às comunidades de São José dos Pinhais, principalmente diante desta situação em que o mundo está mobilizado contra a pandemia”, disse Foggiatto.

Com base no artigo 41 da lei das Contravenções Penais, quem provoca alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou pratica qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto pode ter pena de prisão simples, de quinze dias a seis meses, ou multa.

Médicos sem Fronteiras