31/05/2020 10:11
São José dos Pinhais

Meio Ambiente lança projeto para coleta de lixo no calçadão da XV

Na tarde desta quinta-feira (13) a Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais efetuou a entrega oficial de um novo equipamento para coleta de lixo, no calçadão da Rua XV de Novembro, no centro.

Os novos equipamentos são frutos de um projeto desenvolvido pela Secretaria, a fim de melhor atender a demanda de resíduos da região, que concentra grande comércio e circulação de pessoas, de maneira funcional e que preserve o ambiente e a saúde da população.

O projeto consiste em reservatórios em forma de container soterrados, com sistema pneumático e dois pontos de coleta, com capacidade de armazenamento de mil litros cada, desenvolvido para a coleta de lixo orgânico, gerado pelos comerciantes e pedestres do calçadão. A Rua XV de Novembro possui mais de 200 comerciantes, entre fornecedores de produtos e serviços.

A necessidade de um equipamento deste tipo se dá uma vez que até o momento, os resíduos gerados pelo comércio local ficavam “estocado” nas esquinas e em outros pontos da Rua XV de Novembro, até sua devida coleta. Este montante diário de lixo, mesmo que de forma temporária, além de deixar o local feio, expõem as pessoas à possibilidade de contaminação, gera mau cheiro e atrapalha a circulação dos pedestres.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente – Ahirton Sdroiesk Junior, o novo equipamento é direcionado ao lixo orgânico, pois a coleta de materiais recicláveis é feita quatro vezes por semana no calçadão, por parte da Prefeitura, e para esse tipo de material também tem os catadores de recicláveis.

“Este é o primeiro equipamento do tipo, que entregamos com orgulhos, pois é fruto de um projeto desenvolvido pela gestão municipal. A ideia é colocar outros iguais em diversos pontos, porém estamos analisando custos, e estudos técnicos, pois existem tubulações subterrâneas por toda a parte”, comentou o secretário Ahirton.

Cada equipamento tem um custo, este primeiro foi adquirido por meio de termo de doação da empresa responsável pela coleta de lixo no município, a Transresíduos, que juntamente com a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente irá gerenciar e promover a coleta no container soterrado.

Médicos sem Fronteiras