07/07/2020 03:24
São José dos Pinhais

Disque 181: denúncia anônima acaba com comércio ilegal de animais

No bairro Campina do Taquaral, em São José dos Pinhais, após denúncia anônima, uma ação integrada realizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil do Paraná (DPMA) em parceria da ONG Projeto Ajudei – Adoção e Resgate de Cães e Gatos – que atua em todo o Estado, resgatou na manhã da última quarta-feira (05/fevereiro) quase 60 cães entre filhotes e adultos, de várias raças, mantidos precariamente em uma propriedade de difícil acesso na região.

A ação também contou com ajuda de uma protetora de animais que há 23 anos atua no município em defesa da causa.

“A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) recebeu esta denúncia pelo serviço 181 que atende todo o Estado, iniciou nos últimos meses um trabalho de investigação, confirmou a informação de maus-tratos cometidos contra os animais e acionou a Secretaria de Meio Ambiente do município”, explicou o secretário da Semma – Ahyrton Sdroiesk Jr.

A comercialização dos cães acontecia em sites de vendas pela internet, os animais eram mantidos em um canil clandestino, sem instalações adequadas, que funcionava há quase 20 anos em ‘baias’ de uma propriedade particular de um policial militar aposentado.

Ana Paula Jacon, médica veterinária do município há 14 anos, que também participou da ação de resgate disse que “a maioria dos animais esta comprometido fisicamente, vão passar por tratamento veterinário e quando estiverem recuperados, serão encaminhados às feiras de doação. No ano passado as feiras promovidas pela Prefeitura em parceria de ONG’s e protetores de animais conseguiram um lar e família para aproximadamente 50 cães, entre adultos e filhotes, resgatados do abandono”, destacou Ana Paula.

A Semma autuou a propriedade pelo crime ambiental cometido, o proprietário irá responder processo civil, criminal e administrativo. A pena para conduta e atividade lesiva ao meio ambiente é de 2 meses há 1 ano de prisão além de multa.

O ‘Disque Denúncia 181’ atende todo o Estado do Paraná e recebe denúncias anônimas sobre qualquer tipo de crime. Ligue e denuncie.

Outras informações podem ser obtidas no Setor de Defesa Animal da Prefeitura pelo telefone 3398-2694.

Médicos sem Fronteiras