24/02/2020 01:55
São José dos Pinhais

Setim candidato a prefeito?

Sao Jose dos Pinhais, 31 de Marco de 2015 (Semvop) – Entrega Ordem de Servico Obras (Foto: Ary Portugal)

“Já vi este cenário político no passado, o eleitor pedindo o meu retorno à prefeitura, poderei mais uma vez ser candidato a prefeito” , disse o ex prefeito Luiz Carlos Setim neste último sábado (25), quando abordado por clientes de um super mercado na Rua Joinville. Um cenário político anarquista onde os nomes dos candidatos à prefeitura não decolam, desgaste do atual prefeito, e partidos que não conseguem construir novos nomes, se o ex prefeito Setim sair candidato tudo muda, e poderá exercer seu 4ª mandato como prefeito de São José dos Pinhais.

Biografia

LUIZ CARLOS SETIM nasceu em São José dos Pinhais, em 02 de maio de 1944, filho de Ângelo Setim e de Elvira Vaccary Setim. Iniciou sua vida profissional aos 12 anos de idade, como “contínuo” no Banco Bamerindus, onde cresceu profissionalmente, permanecendo lá por 10 anos. É Advogado e Administrador de Empresas.

Em 1967, casou-se com a cientista social e professora Neide Maria Ferraz Setim. O casal tem três filhos: Ângelo Setim Neto, médico veterinário, casado com Daniella Fávaro Setim, também médica veterinária; Sandro Almir Setim, engenheiro, e Luciana Setim, nutricionista, casada com o empresário Luciano Luiz Criminácio. Seus filhos lhes deram seis netos: Sandro Filho, Matheus, Thiago, Ana Júlia, Henrique e Arthur.

Em 1966, ingressou no Frigorífico Argus, chegando à presidência da empresa, que hoje é uma das marcas mais consolidadas do mercado paranaense de carnes.

Ocupou, durante anos, a vice-presidência da FIEP – Federação das Indústrias do Paraná; foi Presidente do Sindicarne – PR. É rotariano desde 1970, tendo ocupado a presidência de 1976 a 1977, quando iniciou a construção da Casa da Amizade. Setim recebeu, entre muitas homenagens, a Medalha Correa Lima do Exército Brasileiro, Láurea de Honra ao Mérito Industrial da FIEP e Vulto Emérito de São José dos Pinhais.

Iniciou sua participação na política em 1997, quando foi eleito Prefeito de São José dos Pinhais. Na gestão 1997/2000 iniciou a consolidação do desenvolvimento agrícola do município e a era da Industrialização com a geração de mais de 20 mil empregos, implantando a Renault / Nissan, Volkwagen / Audi e outras.

Fruto de um trabalho muito bem realizado foi reeleito prefeito de São José dos Pinhais para a gestão 2001/2004, obtendo neste mandato 85% de aprovação popular. Nestes dois mandatos realizou mais de 2.000 obras no município.

Em 2006 foi eleito para o 1º mandato de Deputado Federal, com mais de 88 mil votos, distribuídos em 265 municípios do Paraná, o segundo mais votado do partido Democratas naquela eleição. Cumpriu dois anos do seu segundo mandato como Deputado Federal e devido ao clamor popular da comunidade são-joseense, decidiu concorrer ao pleito e foi eleito prefeito de São José dos Pinhais em 2012 com cerca de 55 mil votos.

Médicos sem Fronteiras