20/01/2020 06:11
São José dos Pinhais

Prefeitura e Vara da Infância e Juventude assinam Termo de Cooperação

Na tarde desta última sexta-feira (06) o prefeito de São José dos Pinhais – Toninho Fenelon e a secretária municipal de Assistência Social – Sônia Arruda reuniram-se com representantes da Vara da Infância e Juventude do município e do Núcleo Regional de Educação – Área Metropolitana Sul, para a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica Interinstitucional, com o intuito de construir uma cultura de paz social.

O Termo em si tem por objetivo implantar as práticas restauradoras, por meio de soluções de conflitos e atividades de cidadania, minimizando assim os processos litigiosos que envolvem questões de conflitos nas unidades educacionais e de assistência social, restaurando as relações entre os envolvidos, familiares e equipes que atuam nos locais.

Após essa assinatura, as entidades envolvidas juntamente com os poderes Executivos e Legislativo irão promover a criação de estruturas para estimular e ampliar as ações da Justiça Restaurativa, bem como capacitar os profissionais envolvidos. Estudos de projetos similares revelaram que a Justiça Restaurativa favorece o alcance de uma justiça mais ágil e eficaz, reduz a judicialização de conflitos e a prevenção da reincidência criminal / infracional.

Presente na ocasião a juíza da Vara da Infância e Juventude de São José dos Pinhais – Dra. Julia Conceição M. A. F. Silva, Chayane Callegalim Rocha – chefe do Núcleo Regional de Educação – Área Metropolitana Sul, a assessora da juíza – Jamile B. J. Carsten e da Secretaria de Assistência Social – Sirlene Corrêa M. Primo.

Médicos sem Fronteiras