14/12/2019 01:40
São José dos Pinhais

Premiação do Concurso do Mascote do Projeto Itaqui é realizado em São José

Desenhar um mascote que representasse os elementos da natureza: este foi um dos critérios para a classificação dos melhores trabalhos realizados por alunos de Escolas Municipais e Estaduais para representar o do Projeto Socioambiental Parque Linear do Rio Itaqui. A premiação foi realizada na Câmara Municipal, com a presença de profissionais da educação e alunos participantes do Projeto.

O Projeto Socioambiental, desenvolvido por multiprofissionais, prevê a reconstituição ambiental da Bacia do Itaqui, onde será criado o Parque Linear, com objetivo de reconstituir a mata ciliar e prevenir novas ocupações irregulares, além de ofertar alternativas de uso recreacional e educativo à população e contribuir para a melhoria do sistema de controle de cheias do rio e da qualidade de suas águas.

O mascote escolhido para representar o Projeto foi de autoria do aluno Carlos Gabriel dos Santos Quinde, de 10 anos, da Escola Municipal Professora Teresinha Toczek, intitulado “Elementor”. De acordo com o aluno, a escolha do nome foi por conta da junção de elementos da natureza no desenho. “Eu imaginei os elementos e juntei todos para formar um protetor. Ele saiu do rio para nos proteger”, comentou Quinde.

Para o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, uma das principais iniciativas da gestão é trabalhar na questão ambiental, fundamental para o desenvolvimento do município. “Nosso município com 946 km² de extensão que tem, é quase 80% da sua totalidade ou é árearural, ou é Mata Atlântica, então é uma responsabilidade muito grande. É importante projetos educacionais como esses que vamos desenvolvendo com as secretarias. Neste momento, com os profissionais de educação, junto com as famílias, que incentivam e motivam os nossos alunos”, afirmou.

O Projeto visa parcerias entre as Secretarias Municipais, e durante o evento de premiação, contaram com a presença da Secretaria de Meio Ambiente, Educação e Habitação. Para o secretário de Meio Ambiente, Ahirton Sdroiesk Junior, “é motivo de felicidade que 13 escolas municipais e estaduais tenham se envolvido no Projeto, garantindo para as futuras gerações um meio ambiente melhor”.

Durante a solenidade de premiação, uma peça de teatro sobre as nascentes dos rios foi apresentada às escolas e aos participantes do evento. Estiveram presentes servidores municipais, o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, a secretária de Habitação, Rita Meyer, o secretário de Educação, Prof Imar Augusto, secretário de Meio Ambiente, Ahirton Sdroiesk Junior, secretário de Segurança, Fabiano da Rosa, secretário de Administração e Recursos Humanos, Carlos Pereira, vereador Abelino, e vereador Fenemê.

Vencedores do Concurso do Mascote Protetor do Rio Itaqui:

Categoria 1º ao 5º ano:

1º Lugar – Carlos Gabriel dos Santos Quinde – Escola Municipal Professora Teresinha Toczek

2º Lugar – Luiz Felipe de Oliveira Baiffus – Escola Municipal Paulo Pimentel

3º Lugar – Fátima Isabela Rodrigues Lopes – Escola Municipal Leci Caldeira Scherner

Categoria 6º a 9 ano:

1º Lugar – Rafaela Ferreira Fagundes – Colégio Estadual Tiradentes

2º Lugar – Guilhermy Henrique F. Nunes – Colégio Estadual Guatupê

3º Lugar – Luis Henrique Jora Grasse – Colégio Estadual Zilda Arns Neumann

Categoria Ensino Médio:

1º Lugar – Luciana Cristiana Carraro da Rosa – Colégio Estadual Zilda Arns Neumann

2º Lugar – Ingridy de Sousa Moreira da Silva – Colégio Estadual Zilda Arns Neumann

3º Lugar – Natan Silveira Baska – Colégio Estadual Zilda Arns Neumann

Médicos sem Fronteiras