São José dos Pinhais
17/11/2019 04:23
São José dos Pinhais

Prefeitura promove evento em alusão ao Novembro Azul


Secretário de Comunicação Social, Eduardo Foggiatto

Em 2018, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde, 68.220 mil novos casos de câncer de próstata foram estimados no Brasil, representando cerca de 31,7%. Pensando em diminuir esses números, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na tarde desta terça-feira (05), um evento alusivo ao Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata.

O objetivo do evento foi discutir políticas públicas voltadas à saúde do homem, capacitando os servidores da Secretaria ao atendimento de exames preventivos, e orientações de saúde em geral. A abertura do Novembro Azul tem como objetivo marcar o calendário de ações alusivas à data.

Para a secretária de saúde, Débora Chemin, todas as Unidades de Saúde do município estão preparadas para atender os homens que desejam realizar os exames. “Devemos trazer o público masculino para fazer a prevenção, alertar e conversar sobre o câncer de próstata. Todas as Unidades estarão trabalhando em orientação, incentivando o homem a fazer os exames”, enfatizou a secretária.

O evento contou com a presença da secretária de Saúde, Débora Cristina M. F. Chemin; secretário de Administração e Recursos Humanos, Carlos Ricardo V. Pereira; secretário de Comunicação Social, Eduardo Foggiatto, representando o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon; diretor da Secretaria Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Keppen; vereadora Nina Singer; representante do vereador Luiz Paulo.

Novembro Azul: o mês da saúde do homem

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Médicos sem Fronteiras