14/12/2019 02:25
São José dos Pinhais

Secretaria do Meio Ambiente promove mini curso sobre castração de animais

A Secretaria do Meio Ambiente de São José dos Pinhais promoveu nesta segunda-feira (11) um mini curso sobre castração de caninos e felinos, por meio do Setor de Defesa Animal. A ação aconteceu no auditório da Central de Treinamento no Paço Municipal, que contou com o chamamento de cerca de 200 pessoas que se inscreveram no Programa de Controle Ético da População Canina e Felina de São José dos Pinhais. Segundo a Secretaria, a retomada do serviço de castração, irá atender, neste primeiro momento, mais de 400 animais.

O principal objetivo de promover a castração no município é evitar o aumento de cães e gatos na rua, que muitas vezes sofrem com condições precárias de vida e maus tratos, e também podem aumentar o risco de contaminação por zoonoses e ataques com mordeduras.

A conscientização da castração é necessária, visto que é um método eficaz para o controle reprodutivo do animal, além de evitar possíveis crias indesejadas, evita também doenças como câncer de próstata nos machos e câncer uterino nas fêmeas, explicou a médica veterinária Ana Paula Jacon.

Além disso, a castração traz inúmeros benefícios para os cães e gatos. De acordo com a médica veterinária, os animais ficam mais calmos após a castração, os machos deixam de fugir atrás de fêmeas no cio, os pets deixam de miar ou uivar excessivamente, bem como a esterilização prevenir as doenças do aparelho reprodutivo dos machos e das fêmeas, e aumentar o tempo de vida dos animais

Para o secretário do Meio Ambiente – Ahirton Sdroiesk Junior, a retomada da castração gratuita da população canina e felina no município traz inúmeros benefícios e qualidade de vida, tanto para a população animal quanto para as pessoas, e nesta retomada do programa há um diferencial, onde após a cirurgia, os inscritos já levam os remédios do pós-operatório. “Retoamr o programa de castração é uma grande vitória para a Secretaria de Meio Ambiente, para a atual gestão, mas principalmente para a população. Nossa equipe vem desenvolvendo constantemente ações voltadas à saúde e bem estar animal. Temos um calendário com grandes ações em prol dos animais, dois exemplos disso são a Feira de Adoção que vai acontecer no Parque São José no próximo dia 23 e o Natal Pet que também será no mesmo local, no dia 15 de dezembro”, informou Ahirton.

Como realizar o cadastro?

O Programa de Controle Ético da População Canina e Felina de São José dos Pinhais oferece a castração gratuita. Para se cadastrar no Programa de Controle Ético é necessário ser morador de São José dos Pinhais e comprovar a participação em algum Programa Social, como por exemplo, Bolsa Família, através do fornecimento do nº do NIS, que é o número de identificação social presente no Cadastro Único.

Os cadastros podem ser realizados mediante telefone no número: 3398-2694, ou o proprietário poderá ir até a Secretaria Municipal do Meio Ambiente com os documentos e realizar o cadastro pessoalmente. Podem ser cadastrados 02 animais por cadastro (família).

Após o cadastro, como proceder?

Após a realização do cadastro, o dono do pet deverá cumprir algumas exigências:

  • Realização de um cadastro para castração do seu animal;
  • Participar de uma palestra sobre Guarda Responsável;
  • Levar o animal para avaliação por Médico Veterinário cadastrado pelo Programa;
  • Levar o animal na Clínica cadastrada direcionada pelo Setor de Defesa Animal no horário e data marcada;

O não comparecimento a uma destas etapas leva a exclusão automática do cadastro

SERVIÇO

Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São José dos Pinhais – Setor de Defesa Animal

Endereço: Rua Senador Souza Naves, 420, Centro

Telefone: (41) 3398-2694

E-mail: semma@sjp.pr.gov.br (Assunto: Castração)

Médicos sem Fronteiras