São José dos Pinhais
17/08/2019 11:29
São José dos Pinhais

Canaleta na Avenida das Américas prometida pra 2014 é parcialmente liberada, mas ainda demora pra ficar pronta

Compartilhar artigo no facebook Compartilhar artigo no twitter Compartilhar artigo no WhatsApp ↑ Topo

Prometida para 2014, parte da canaleta de ônibus entre Curitiba e São José dos Pinhais na Avenida das Américas foi liberada para o trânsito segunda-feira (5). O trecho de dois quilômetros é continuação da Avenida Marechal Floriano Peixoto, indo da Rua União da Vitória, em São José dos Pinhais, até o Terminal do Boqueirão, em Curitiba. As informações são da Tribuna do Paraná.

A previsão é de que a liberação total da canaleta, do Terminal do Boqueirão ao Terminal Central de São José dos Pinhais, leve mais dez meses. A obra começou em 2012, mas em 2016 a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão do governo do Paraná responsável pela execução, alegou que faltava a instalação de sinalização e de semáforos para que, enfim, os ônibus pudessem circular. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo de 2014.

De tanto tempo que demorou para ser liberada, a canaleta chegou a ser utilizada como estacionamento – o que continua acontecendo na área próxima do Terminal Central de São José dos Pinhais.

Quatro linhas de ônibus serão beneficiadas pelo novo trecho: o ligeirinho Aeroporto/Boqueirão, Terminal Boqueirão/Afonso Pena, Terminal Boqueirão/São José dos Pinhais e São José dos Pinhais/Boqueirão.

De acordo com o presidente da Comec, Gislon Santos, as linhas que circularão no trecho liberado terão corridas mais rápidas. Estudos preliminares mostram que com parte da obra liberada o tempo de percurso no trecho pode diminuir de 15 minutos para 5 minutos. “É uma ação provisória, já que a canaleta ainda não foi totalmente liberada, mas que já poderá trazer importantes ganhos para a população”, admite Santos em entrevista ao site da Comec.

Médicos Sem Fronteiras