São José dos Pinhais
13/11/2019 06:42
São José dos Pinhais

Ação gratuita promovida por Médicos de Olhos na XV, nos dias 28, 29 e 30, das 9 às 16h, na praça da Catedral

Principais doenças oculares, algumas mais incidentes no inverno, serão alvo de campanha promovida por Médicos de Olhos em São José dos Pinhais

Ter uma visão adequada é essencial em todas as faixas etárias. Muitas pessoas, no entanto, sequer sabem que veem mal e o quanto isso interfere em suas vidas. Por este motivo, a rede integrada de clínicas oftalmológicas Médicos de Olhos realizará uma ação gratuita em São José dos Pinhais, nos dias 28, 29 e 30 de agosto, das 9 às 16h, na praça da Catedral, com o objetivo de esclarecer a população sobre as principais doenças oculares que, se não tratadas adequadamente, podem até levar à cegueira.

De acordo com o corpo clínico do Médicos de Olhos, as pessoas não devem esperar o surgimento de algum sintoma para procurar o médico. Mesmo porque, determinadas doenças graves que podem causar perda importante da visão são assintomáticas, surgem sem aparentar qualquer sinal.

Principais doenças

Catarata: é a principal causa da cegueira no mundo. É definida como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. A boa notícia é a de que esta condição pode ser facilmente reversível, por meio de cirurgia minimamente invasiva, na qual o cristalino opacificado é substituído por uma lente intraocular.

Glaucoma: é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. No Brasil, estima-se que existam cerca de 900 mil portadores. Uma das suas causas pode ser a obstrução do escoamento de um líquido que existe dentro do olho chamado humor aquoso. Para evitar a evolução do glaucoma, recomenda-se exame oftalmológico anual, principalmente entre pessoas que têm histórico da doença na família.

Ceratocone: surge, entre outros fatores, pelo ato de uma pessoa coçar ou esfregar excessivamente os olhos. A doença tem como característica uma alteração no formato da córnea, que se torna cônica. É a doença mais comum da córnea. Afeta a espessura e o formato da córnea, provocando a visão de imagens distorcidas e embaçadas. Surge entre os 13 e 18 anos e tende a se estabilizar aos 40. Em todos os casos, o ceratocone atinge os dois olhos, tanto em mulheres, quanto em homens, em igual proporção.

Olho seco: é uma doença visual típica do inverno, estação na qual a queda da temperatura, a baixa umidade e o resfriamento do ar tornam os olhos suscetíveis a males como o olho seco. Estima-se que  o número de casos aumente em 25% em comparação com outros períodos do ano. Sensação de cisco no olho, queimação, ardor, sensibilidade à luz, embaçamento visual e olhos vermelhos podem ser indícios da Síndrome.

Sobre Médicos de Olhos
Somos um serviço planejado para oferecer a melhor e mais completa experiência nos cuidados com a saúde ocular. Contamos com uma rede integrada com mais de 10 clínicas situadas em Curitiba, região metropolitana e Guarapuava. Nosso corpo clínico é formado por mais de 80 oftalmologistas.Temos capacidade de entender as pessoas. Amor em fazer Oftalmologia de ponta. Experiência de 40 anos na área. Respeito ao tempo do paciente.

Médicos sem Fronteiras