São José dos Pinhais
21/07/2019 10:01
São José dos Pinhais

Guarda Mirim de São José promove formatura para 37 alunos

Compartilhar artigo no facebook Compartilhar artigo no twitter Compartilhar artigo no WhatsApp ↑ Topo

Formar cidadãos éticos, viabilizando o desenvolvimento profissional, educacional e social, são alguns dos objetivos do Programa Guarda Mirim de São José dos Pinhais. Promovido pela Secretaria de Assistência Social, em conjunto com a Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), a Prefeitura de São José dos Pinhais realizou a formatura das turmas 61 e 62 na noite desta segunda-feira (17), no Auditório do Sesc.

Ao todo, 37 alunos ganharam os certificados de conclusão. Durante a solenidades, os concluintes receberam homenagens, e celebraram junto com seus pais e familiares, que após 16 meses, cumpriram seus esforços, gerando resultados profissionais e pessoais. De acordo com o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, o Programa da Guarda Mirim é essencial para o crescimento desses jovens. “Mais importante do que talvez colocá-los a disposição do mercado de trabalho para primeiro emprego, é a questão da disciplina militar, a construção de valores, a educação. Acredito que é um complemento de uma formação de caráter, de índole, mas também preparando esses jovens para o primeiro emprego”, enfatizou o prefeito.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Sônia Arruda, a Guarda Mirim auxilia no crescimento profissional e pessoal de cada jovem que ingressa. “Tenho paixão pela Guarda Mirim, eu me esforço para que esse grande projeto na vida deles dê certo”, contou. Para os formandos, a cerimônia de formatura é um passo importante para a vida, Amanda dos Reis Cordeiro, que durante a solenidade foi oradora da turma, explicou que ingressou na Guarda Mirim por ser o sonho de sua mãe. “Ela sempre teve o sonho de um filho entrar na Guarda, e eu falei “Ah, não custa nada realizar o sonho da minha mãe”, e depois que eu comecei a descobrir o que era a Guarda”. 

Para Amanda, o sentimento é de preparação para novos desafios. “Eu tive a honra de acabar passando em uma das primeiras no concurso, e aí entramos em 2017, e hoje é a nossa finalização desse ciclo que começamos em 2017”, relatou. Estiveram presentes durante a celebração da formatura, o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon; a secretária de Assistência Social, Sônia Arruda; diretor de Assistência Social, Tarlis Mattos; coordenadora da Guarda Mirim, Rogeria Cristina Rosa da Silva; diretora da Unilehu, Yvy Karla Abbade; demais autoridades, professores, pais e familiares dos alunos.

Unilehu em parceria com a Guarda Mirim de São José dos Pinhais

Em 2010, a Unilehu inaugurou o Programa de Aprendizagem, Mais Aprendiz, voltado para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, e PDC’s sem limite de idade, com o objetivo de desenvolver nos aprendizes um conjunto de competências básicas e específicas, compatíveis com os paradigmas das empresas, possibilitando seu crescimento profissional e pessoal a fim de promover sua inserção no mercado de trabalho.

Em 2017, por meio do edital de Chamamento Público da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais e Secretaria de Assistência Social, a Unilehu firma parceria para realizar o Programa de Aprendizagem Guarda Mirim, que é um programa socioeducativo com o objetivo de formação profissional e atendimento qualificado a adolescentes de 14 a 17 anos, que prepara e insere os alunos para a vida profissional, ressaltando a aplicação da cidadania em seu dia a dia. 


Médicos Sem Fronteiras