São José dos Pinhais
18/09/2019 04:26
São José dos Pinhais

Colônia Castelhanos realiza 8ª edição da Festa da Banana

Compartilhar artigo no facebook Compartilhar artigo no twitter Compartilhar artigo no WhatsApp ↑ Topo

Com apoio das secretarias de Agricultura e Abastecimento e Indústria, Comércio e Turismo – S, da Prefeitura de São José dos Pinhais, a Cooperativa dos Agricultores Familiares da Colônia Castelhanos (Coocastel) promove no município a 8ª edição da tradicional ‘Festa da Banana’ que vai acontecer no dia 19 de maio (domingo).

A festa realizada no ano passado, levou para a região cerca de 2 mil pessoas e a expectativa dos organizadores para o evento deste ano é atrair um número maior de visitantes que poderão acompanhar o divertido concurso do maior cacho de banana e adquirir mercadorias na ‘Feira’ com produtos típicos da região que acontecerá com exclusividade durante o evento.

“A Festa da Banana de São José dos Pinhais, é um evento tradicional na região e a cada ano atrai um número maior de visitantes que podem se divertir com as atrações do evento e desfrutar do belo lugar   que fica em trecho da mata atlântica na serra do mar; é um evento muito aguardado e esperamos pelas famílias do município e cidades vizinhas, não percam, venham se divertir conosco”, convidou Giam Celli, secretário de Indústria, Comércio e Tursimo.

As 10h da manhã acontece a Santa Missa, 12h será servido o almoço com costela fogo de chão, no período da tarde acontece o sorteio de prêmios além de um concurso com receitas de banana.

Como chegar

Localizada na região da Serra do Mar, na divisa com Guaratuba, a Colônia Castelhanos está a 65 quilômetros do centro de São José dos Pinhais e no local vivem cerca de 90 famílias que cultivam a banana que é uma das principais fontes de renda comercial da região.

Todas as semanas são colhidas aproximadamente 16 toneladas de bananas que beneficiam 26 famílias de produtores associados e grande parte da produção é entregue as escolas, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de São José dos Pinhais e Curitiba, e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O programa assegura que 30% de toda a merenda escolar seja adquirida da Agricultura Familiar, da Central de Abastecimento (CEASA) e das Feiras do Produtor. Além da banana “in natura” a Coocastel produz o Doce de Banana destinado ao Armazém da Família.

Médicos Sem Fronteiras