São José dos Pinhais
18/06/2019 11:55
São José dos Pinhais

Bairro Veneza: Rio Avariu ganha reforço com gabiões para evitar enchentes

Compartilhar artigo no facebook Compartilhar artigo no twitter Compartilhar artigo no WhatsApp ↑ Topo

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Obras, está finalizando os trabalhos de contenção das cheias com a instalação de gabiões no Rio Avariu, no leito que passa pelo Bairro Veneza. O novo sistema, além de conter enchentes, vai evitar o desmoronamento de terra e a erosão. As obras atendem à Emenda Impositiva do vereador Marcelo Guilherme em parceria com recursos da Prefeitura de São José dos Pinhais.

O Rio Avariu é um afluente da Bacia do Alto Iguaçu, a maior bacia hidrográfica de São José dos Pinhais, e passa por regiões populosas como os Jardins Itália e Eldorado e Bairro Veneza e, por falta de estrutura, a vazão das águas deste rio causou enchente no Bairro Veneza em 2016. “Uma das primeiras medidas que tomamos foi a realização de obras no leito do Rio Avariu para evitar transtornos aos moradores mais próximos da margem e hoje já podemos garantir o fim das enchentes”, diz o prefeito Toninho Fenelon.

As obras de drenagem, limpeza e instalação de gabiões compreendem o trecho do leito desde a Avenida Rui Barbosa até a Rua Barão do Cerro Azul no Bairro Veneza. Para o secretário de Obras, Marco Setim, que coordena todo o trabalho no local, os gabiões fazem parte de um projeto elaborado para oferecer segurança aos moradores do entorno. “Com este sistema que evita o desmoronamento dos barrancos, os moradores agora poderão dormir tranquilamente em noites chuvosas, pois se trata de gabiões duráveis e seguros”, explica Setim.

Médicos Sem Fronteiras