São José dos Pinhais
17/11/2018 03:51
Paraná

Oriovisto: discurso do novo, baseado em velhas práticas

Compartilhar artigo no facebook Compartilhar artigo no twitter Compartilhar artigo no WhatsApp ↑ Topo

O candidato ao Senado no Paraná pelo Podemos, Oriovisto Guimarães, diz que é contra o sistema político brasileiro e critica a política como profissão. Porém, uma simples conferência na sua prestação de contas na Justiça Eleitoral mostra que a prática desmonta o discurso.

Dono do maior patrimônio entre os candidatos ao Senado no Paraná, Oriovisto tem despejado dinheiro nas campanhas de alguns companheiros de legenda que estão há anos na vida pública.

Um dos casos que chama a atenção é a doação de R$ 200 mil da campanha de Oriovisto ao candidato a deputado estadual, Ricardo Maia (Pode).

Irmão do prefeito de Maringá Ulisses Maia (PDT), Ricardo é ex-vereador e ex-deputado. A doação foi recebida no dia 3/9. Coincidentemente ou não, dois dias depois o prefeito Ulisses declarou apoio a Oriovisto Guimarães em um grande evento na cidade localizada na região Norte do Paraná.

O valor doado a Ricardo Maia equivale a 15 % de todas as despesas da campanha de Oriovisto registrada no sistema do TSE. E a 76 % das receitas de Maia.

Álvaro Dias, outro político com 50 anos de trajetória na vida pública, também contou com a benevolência do empresário. Oriovisto (pessoa física) já repassou mais de R$ 1,7 milhão para financiar a campanha de Álvaro Dias à presidência que patina nas últimas colocações das pesquisas.

Médicos Sem Fronteiras