São José dos Pinhais
13/12/2018 09:24
Paraná

MAIS SAÚDE: Cida vai acabar com as filas de espera por cirurgias

Compartilhar artigo no facebook Compartilhar artigo no twitter Compartilhar artigo no WhatsApp ↑ Topo

A espera por exames e cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná vai acabar em breve. A governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti vai trazer para o Estado, a partir do ano que vem, o programa Corujão, para que clínicas e hospitais que já atendam pelo SUS ofereçam exames e cirurgias fora do horário de pico. O projeto é similar ao adotado em São Paulo que zerou filas de espera por exames de imagem.

“O nosso Corujão vai atender as necessidades dos nossos pacientes do SUS, ele foi adaptado de uma iniciativa que teve bons resultados e que vai fazer a diferença no sistema de saúde paranaense”, afirmou a candidata.

A proposta prevê a ampliação da parceria entre Estado e instituições de saúde, para utilizar a estrutura, equipamentos e profissionais entre as 17 e 20 horas para atender a demanda reprimida do SUS e assim agilizar os atendimentos.

“O Paraná possui excelentes hospitais e clínicas de saúde que depois de determinado horário ficam com os espaços ociosos. Vamos criar mutirões de saúde e acabar com a espera pelos exames e cirurgias eletivas”, explicou Cida.

MAIS SAÚDE– Mas não será apenas com o Corujão que os paranaenses vão contar para ter mais acesso à saúde pública. A proposta se integra a outras iniciativas com o mesmo propósito.

De acordo com o plano de governo de Cida Borghetti, serão implantados os programas Carreta da Saúde, que em uma estrutura adaptada vai oferecer consultas médicas itinerantes, Saúde do Estudante que vai levar exames, consultas e orientações preventivas para adolescentes dentro das escolas e o Programa Saúde Mental, primeiro programa para combater a depressão e doenças mentais

“São propostas efetivas e viáveis para a regionalização da saúde”, garantiu Cida.

Médicos Sem Fronteiras