Paraná

Projeto de Móveis apresenta amanhã produto inovador

O Centro Nacional de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário (Cetmam) do Senai, a Escola Técnica de Sttutgart (Fachschulle für Holztechnik) e a Colibri Móveis do Brasil apresentam amanhã (15), às 15h30, na sede do Cetmam, em Arapongas, um móvel inovador desenvolvido para a empresa da região. Produto final do Projeto de Móveis 2006, o móvel foi construído de durante quase um mês – desde 17 de julho – por professores e alunos das duas instituições de ensino, além de profissionais da Colibri. O móvel está em fase de montagem e será apresentado para um público dirigido.


O desafio do Projeto de Móveis 2006, uma iniciativa do Senai/Cetmam em parceria com o Estado de Baden-Württemberg, na Alemanha, foi o de desenvolver um móvel versátil, de boa qualidade e design inovador que atenda à expectativa da indústria local a partir do tema “flexibilidade”.


Pólo moveleiro


Arapongas é um dos maiores pólos moveleiros do Brasil, onde se concentram cerca de 500 indústrias num raio de aproximadamente 100 quilômetros. O município abriga o Centro Nacional de Tecnologia da Madeira e Mobiliário desde 1993, fruto de um acordo de cooperação entre o Senai Paraná e o Ministério da Economia do Estado de Baden-Württemberg, na Alemanha.


A parceria tem viabilizado a implantação de projetos conjuntos envolvendo técnicos dos dois países. O Projeto de Móveis existe desde o início desta parceria mas somente a partir do ano passado foi incluída a participação de uma indústria moveleira da região.


O Cetmam presta assessoria especializada em processo produtivo e design de móveis para o segmento moveleiro e capacita em média 1 mil profissionais por ano, através de cursos nas áreas de madeira e mobiliário, design de móveis e gestão de processos industriais.


Assessoria de Comunicação da FIEP


 

Médicos sem Fronteiras