Paraná

Programa Inova capacita responsáveis dos HPI’s

O programa Inova Senai/Sesi vai promover, quinta (10) e sexta-feira (11), das 8h30 às 18 horas, na sede da Fiep, no Centro Cívico, o curso de capacitação dos responsáveis e coordenadores pedagógicos dos Hotéis de Projetos Inovadores (HPI). O objetivo do curso é alinhar as estratégias do HPI entre as unidades do Senai e as coordenações do Inova e técnica dos Hotéis.


O HPI funciona como uma pré-incubadora de projetos inovadores que permite aos alunos dos cursos Técnicos e de Aprendizagem o desenvolvimento de um protótipo físico de um produto ou o plano de negócios de um serviço. O responsável do HPI é um técnico de ensino, que tem o papel de realizar e prospectar ações voltadas para a inovação e o empreendedorismo de acordo com a identidade e rotina de cada unidade.


“No curso, vamos discutir as ações do HPI e as propostas para alavancar um maior número de projetos inovadores nas unidades do Senai“, explicou Sônia Parolin, coordenadora do programa Inova.


Atualmente, o Senai hospeda projetos em dois HPI’s. O primeiro Hotel foi implantado no final de 2005, no Senai CIC, em Curitiba. O outro foi inaugurado em junho, em Maringá. Até o fim de 2007, o Senai deverá abrir mais quatro unidades: em Cascavel, Londrina, Ponta Grossa e no Cietep, em Curitiba.


No HPI, um projeto pode ficar hospedado por até dois anos. Nesse período de desenvolvimento do projeto, os alunos contam com uma infra-estrutura técnica, financeira e pedagógica, que envolve laboratórios, computadores e mobiliário, além de um orientador para o trabalho, equipe técnica e professores do Senai.


Assessoria de Comunicação da FIEP



Médicos sem Fronteiras