Paraná

Paraná organiza Semana de Cidadania e Solidariedade

O Paraná vai participar das atividades da Semana de Cidadania e Solidariedade. A iniciativa, que acontece desde 2004, reúne instituições de todo o país e é realizada pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. No Paraná, as ações estão sendo coordenadas pelo projeto Nós Podemos Paraná com o apoio de diversos parceiros.


Os trabalhos, que acontecem de 7 a 13 de agosto, estarão concentrados nos Objetivos do Milênio e nos resultados do projeto Nós Podemos Paraná, proposta do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, órgão consultivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, realizado pelo Sistema Fiep e pelo Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), programa do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD). Quatro mil pessoas participaram da primeira etapa do projeto, com encontros realizados em todo o Estado. Lideranças de todas as regiões integram a rede voluntária para ajudar o Paraná a cumprir os Objetivos do Milênio até 2010, cinco anos antes do prazo previsto pela ONU.


De acordo com a coordenadora do projeto, Maria Aparecida Zago, o objetivo da Semana de Cidadania e Solidariedade é fortalecer os projetos e ações já vinculados aos Objetivos do Milênio e incentivar novos trabalhos. “Queremos criar uma consciência em relação aos Objetivos. Queremos que as pessoas pensem na construção da cidadania e solidariedade, avaliando os ODM e propondo ações que possam ser trabalhadas no próximo ano“, diz.


Programação – Durante a semana estão previstos encontros com representantes de instituições religiosas, de ensino superior, entidades sociais, secretarias e empresas para apresentar o projeto Nós Podemos Paraná e incentivá-los a participar da mobilização pela antecipação do cumprimento dos Objetivos do Milênio.


O presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, participará da abertura do encontro, no dia 8 de agosto, às 19h30, no Cietep, em Curitiba, e falará sobre responsabilidade social nas organizações. Em seguida haverá a palestra de Valério Alécio Turnes, gerente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Santa Catarina, com o tema “Responsabilidade Social na Construção da Cidadania e Solidariedade“.


Também na abertura será lançado o cartão telefônico dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo – Nós Podemos Paraná, pela empresa Brasil Telecom. Serão comercializados 200 mil cartões em todo o Estado.


Maria Aparecida lembra que os organizadores da Semana no Paraná estão montando uma agenda única de ações que serão realizadas em todos os municípios. “As atividades relacionadas aos Objetivos previstas para acontecer nesse período, em todo o Estado, devem ser cadastradas no site www.nospodemosparana.org.br para compor a agenda integrada de atividades“, informa.


Eventos anteriores – Em 2005, a Semana de Cidadania e Solidariedade promoveu mais de 600 atividades em todo o país, realizadas pelos parceiros do Movimento e por empresas e organizações sociais envolvidas com o propósito de mobilizar a sociedade civil e divulgar os ODM. Cerca de 700 mil pessoas foram mobilizadas direta ou indiretamente pelas ações, entre elas shows musicais, mostras, seminários e diversas outras promovidas em aeroportos, terminais rodoviários, metrôs, ruas e comércios de todo o país.


Entidades parceiras no projeto – Os parceiros na realização da Semana 2006 no Paraná são Sistema Fiep/Sesi, Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, IPD/Orbis, Instituto RPC, Centro de Ação Voluntária (CAV), Ação Social do Paraná, Pastoral da Criança, Brasil Telecom, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Paraná (Sindijor), Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), Comitê de Entidades no Combate à Fome pela Vida (COEP-PR), Associação de Professores e Diretores (APAD), Undime e Governo do Estado do Paraná.


Assessoria de Comunicação da FIEP

Médicos sem Fronteiras