Paraná

Importador negocia a compra de 1,5 mil toneladas de gengibre paranaense

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN)  e do Projeto Orgânicos Brasil,  recebe nesta terça-feira (01) o presidente da importadora americana Yogi Botanicals, Ranbir Singh Bhai, que visita o Estado com o propósito de conhecer produtores de gengibre, erva mate e temperos orgânicos. Bhai ficará no Paraná até o dia 06 de agosto, cumprindo agenda preparada pelo CIN.


A multinacional não importa nenhum produto do Brasil, mas desde março vem estudando o potencial dos produtores brasileiros. A Yogi espera conseguir no Paraná, de imediato, o fornecimento de 1.000 a 1.500 toneladas anuais de gengibre orgânico.  O primeiro contato com o país foi realizado na feira de orgânicos realizada na Califórnia, através do Projeto Orgânicos Brasil, uma iniciativa da Fiep, Agência de Promoção de Exportações do Brasil e Instituto Paraná de Desenvolvimento (IPD).


A Yogi Botanicals é uma empresa importadora e processadora de produtos orgânicos com escritórios na Alemanha e EUA. Com grande preocupação ecológica, a Yogi apóia iniciativas de pequenos e médios produtores. Nos últimos dez anos, a empresa desenvolveu mais de 75 ervas e especiarias orgânicas vindas do mundo todo. Sua linha de produtos inclui chás de ervas, cereais, bebidas e doces naturais e produtos para cuidado com o corpo.


Agenda – O presidente da empresa, Ranbir Singh Bhai é responsável pelo desenvolvimento de todos os projetos da Yogi Botanicals, desde o controle de qualidade, integridade orgânica de cada produto até a fixação de fontes de confiança.


No Paraná, Bhai vai conversar com 30 produtores de gengibre orgânico, em Marretes e no Vale do Ribeira, com representantes de chá mate orgânico da Triunfo, em Curitiba, e com 15 produtores de erva cidreira, menta, capim limão e calêndula orgânica, em Cascavel. 


A vinda do presidente da Yogi ao Paraná  faz parte do  Programa  Comprador, do  Projeto  Orgânicos  Brasil, e será   a primeira de  seis visitas de importadores agendadas no  Estado. As  outras visitas estão  programadas para acontecer até o final de outubro, quando será  realizada a  feira Biofach  América Latina, em São Paulo. 


A Mack  Multiples – principal importadora da  Inglaterra,  a Lehman  Natur  – importadora da  Alemanha, a Organic  Valley  –  principal cooperativa de produtos orgânicos dos  Estados  Unidos  e a Pacific  Organics   já  confirmaram a vinda ao Paraná.


BOX


O que é o Projeto Orgânicos Brasil


O Projeto Orgânicos Brasil nasceu de uma necessidade do setor de produtos orgânicos e é uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Agência de Promoção de Exportações do Brasil (APEX-Brasil). O Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD) é responsável pela sua gestão no Estado.


Com enfoque nacional, a iniciativa visa a promoção da exportação de produtos orgânicos.  A previsão para sua realização é de dois anos, podendo ser renovado por mais dois. O projeto começou no Paraná e poderá ser replicado nos demais estados com potencial para o desenvolvimento da agricultura orgânica. Mais informações podem ser obtidas no site: www.organicosbrasil.org .

Médicos sem Fronteiras