Paraná

Arte com Arte recebe mil pessoas e faz do Cietep vitrine da arte paranaense

Cerca de mil pessoas participaram na noite de segunda-feira (14) do “Arte Com Arte“, evento cultural promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do programa Sesi Cultural, em parceria com a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais –BPW Curitiba. O público lotou o maior auditório do Cietep para assistir as diversas atrações da noite, e também o átrio principal do local, onde está instalada a exposição de artes plásticas, escultura e fotografia de mais de 150 artistas paranaenses.  A exposição permanece aberta ao público.


“A manifestação cultural que se realiza aqui valoriza esta casa e demonstra a evolução das indústrias paranaenses“, disse o vice-presidente do Sistema Fiep, Roberto Karam, ao abrir o encontro, representando o presidente, Rodrigo da Rocha Loures. “Há alguns anos atrás era incomum que uma entidade como a nossa, representativa das indústrias, abrigasse um evento desta natureza. Hoje, as empresas investem em qualidade de vida para seus trabalhadores e estão cada vez mais presentes na vida da comunidade. Neste processo, a cultura é essencial“, afirmou Karam.


Esta é a sexta edição do Arte com Arte, que é realizado todo ano. Proposto pela então presidente da BPW Curitiba, Maria Ângela Tassi Teixeira (hoje coordenadora da comissão de cultura da entidade), o evento consolidou-se como uma verdadeira vitrine da produção cultural do Paraná. “Esse sucesso seria impossível sem a parceria do Sistema Fiep“, afirmou a presidente da BPW Curitiba, Alba Regina Leão Buchi. Neste ano, pela primeira vez, o Arte com Arte abriu espaço para trabalhos, também, de colaboradores do Sistema Fiep.


Música e dança – A Orquestra de Metais Paraná Brass, sob a regência do maestro Carlos Domingues, apresentou-se e acompanhou os inúmeros artistas da noite. Durante mais de duas horas o público aplaudiu o cantor lírico Juarês de Mira; os intérpretes de MPB, Eduardo de Oliveira Filho e Aline Souza; o dueto lírico de Luiz Fernando e Marise Farias, e o Coral Il Mondo Gruppo Vocale, regido pelo maestro Marcos Panasco. A noite encerrou-se com a apresentação do grupo folclórico ucraniano Barvinok.


O Arte com Arte incluiu, ainda, relançamentos de obras culturais importantes, como “Pintores Contemporâneos do Paraná“, “Poty, o lirismo dos anos 90“, “Pintores da Paisagem Paranaense“, “Arte e Gastronomia no Paraná“, “A Arte de Romero Brito“ e “Um Caminho para a Liberdade“, que narra o trabalho de ensino e disseminação da arte que a escultora Adriane Müller realizou junto aos detentos da Penitenciária Central do Estado.


Assessoria de Comunicação da FIEP 


 

Médicos sem Fronteiras