Paraná

Senai Cetmam abre novos cursos de Qualificação

O Centro Nacional de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário (Cetmam) do Senai, em Arapongas, Norte do Estado, oferece a partir de agosto novos cursos de Qualificação voltados para a operação de máquinas industriais automatizadas. Focados nas indústrias que produzem painéis e estofados em grande série, os novos cursos terão uma estrutura específica para atender as características das empresas moveleiras da região.


A formatação dos novos cursos do Senai/Cetmam foi viabilizada com a chegada, em junho, de duas máquinas de alto nível para a indústria moveleira: uma seccionadora e uma coladeira de bordo. A aquisição das máquinas, da empresa alemã Homag, faz parte do convênio que o Senai mantém com o Ministério da Economia do Estado de Baden-Württemberg, na Alemanha. A parceria viabiliza a implantação de projetos conjuntos envolvendo técnicos e empresas dos dois países.


“As escolas do Cetmam no Estado, instaladas em Arapongas, Guarapuava, União da Vitória e São José dos Pinhais, estão sendo adequadas às características da produção industrial local“, explica Márcia Donegá, gerente do Cetmam em Arapongas.


Com as máquinas da Homag, a unidade de Arapongas pôde ampliar o número de cursos para atender a demanda de qualificação profissional da região. Ao mesmo tempo, parte do maquinário que estava no município foi transferido para as unidades de São José dos Pinhais e Guarapuava.


Em Guarapuava, a indústria local fabrica móveis residenciais sob medida; em União da Vitória, esquadrias em madeira maciça e painéis; e em São José dos Pinhais, móveis sob medida, para escritório e interiores.


Assessoria de Comunicação da FIEP

Médicos sem Fronteiras