Paraná

“Gota D’Água“ lota teatro de Londrina

Cerca de 1.300 pessoas, entre trabalhadores nas indústrias, empresários e comunidade em geral, participaram domingo (23), da solenidade de lançamento do programa Sesi Cultural, em Londrina. A peça Gota D’Água, o clássico texto de Paulo Pontes e Chico Buarque, marcou a chegada do programa a Londrina. As duas apresentações lotaram o palco do Teatro Marista.


O espetáculo em Londrina faz parte da série de apresentações da peça, levada também no lançamento do programa cultural do Sesi em Curitiba, Toledo, Cascavel e Pato Branco. Formado por uma série de projetos e ações voltados para as indústrias, para os trabalhadores e para a comunidade, o Sesi Paraná marca a retomada da presença do Sesi Paraná na área da cultura paranaense.


“O programa é também uma maneira de promover a socialização dos trabalhadores das indústrias“, disse Otaviano Costa Duarte, vice-presidente da Fiep, na solenidade de lançamento. “É um estímulo para abrir os horizontes do trabalhador e estimular a comunicação dentro e fora do ambiente de trabalho“, afirmou.


Para Ildo Ioris, gerente administrativo do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon-Norte), a iniciativa é muito importante para a região. “Assim como todo o povo brasileiro, os londrinenses precisam de cultura, pois não temos muitas atividades assim na cidade. É uma maneira de tirar um pouco as pessoas da rotina, do dia-a-dia de trabalho e lhes dar uma opção de cultura”, disse ele.


O empresário Atsushi Yoshii, da Construtora A.Yoshii, lembrou que o programa, bem como a peça escolhida para o seu lançamento, é mais uma mostra do interesse do Sistema Fiep em promover ações também para as cidades do interior. “Sentimo-nos honrados com essa atenção. A cultura é algo que resgata a história. Através dela é possível trazer também desenvolvimento pessoal para os trabalhadores que têm pouca oportunidade de assistir a uma peça de tal qualidade”, disse.


Música, teatro e literatura – Em Curitiba, onde começou em março, o programa Sesi Cultural já tem diversos programas em andamento. Um exemplo é o “Quinta do Sesi”, que leva atração musical, toda quinta-feira, no cine-teatro da unidade do Sesi do Portão. 


Pelo programa, as indústrias que queiram desenvolver projetos na área cultural podem receber do Sesi assessoria, com informações e orientações, inclusive, sobre uso de leis de incentivo à cultura.


O  projeto “Prata do Sesi“ identifica e apóia talentos das indústrias, em todos os segmentos da arte. O programa envolve, ainda, o “Empreendedorismo Cultural“, com oficinas para ensino e desenvolvimento de talentos em música, teatro, artes plásticas, literatura e outros segmentos.


Através do programa cultural, o Sesi Paraná participa também do projeto Paiol Literário. Iniciado em junho, o projeto traz a Curitiba, todo mês, um grande escritor brasileiro. Os primeiros foram Ignácio Loyola Brandão e Affonso Romano de Sant’Anna. Ainda na área de literatura, o Sesi Paraná está presente no projeto “Expedições pelo Mundo da Cultura”, pelo qual são promovidos encontros quinzenais em torno de grandes obras, com leitura orientada e interpretação. A orientação é do pesquisador, escritor e palestrante, José Monir Nasser.


Assessoria de Comunicação da FIEP

Médicos sem Fronteiras