São José dos Pinhais
23/04/2018 09:18
São José dos Pinhais

UVZ entrega informativos sobre prevenção e controle de escorpiões no bairro Academia

Compartilhar artigo no facebook Compartilhar artigo no twitter Compartilhar artigo no WhatsApp ↑ Topo

Uma equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de São José dos Pinhais realizou, na manhã desta quarta-feira, 20 de dezembro, uma ação de prevenção, conscientização e controle de escorpiões no bairro Academia, na localidade conhecida como Vila Bond, próximo a BR-277. Informativos foram entregues aos moradores devido as ocorrências que a UVZ tem recebido em relação a aparição desses animais no local.

A região é propícia para o aparecimento de escorpião por conta da vasta vegetação que há por lá, além de ser época de calor, quando eles se reproduzem. “Neste ano, três pessoas foram picadas por escorpiões e duas delas eram moradores desta região. É importante que as pessoas saibam que, ao ser picado, imediatamente deve-se procurar uma unidade de saúde, e, se possível, capturar o animal com os devidos cuidados e levá-lo junto, vivo ou morto”, conta a bióloga Mariana D’Agnoluzzo.

Denise Loch é uma das moradores do bairro Academia e periodicamente encontra escorpiões em sua residência, que faz fundo com a mata. “É fácil identificar porque as paredes são brancas. Esses dias meu marido foi pegar uma almofada e tinha um escorpião. Por pouco não foi picado “, conta ela, que mantém em casa dois potes com vários animais coletados. “A gente pega eles com um alicate e com cuidado”, diz ela.

Segundo a bióloga, “os escorpiões encontrados são os marrons, menos perigosos que os amarelos, mas são um risco, principalmente para crianças e idosos”, explica. A UVZ orienta os cidadãos que caso encontrem algum desses animais em casa, é possível capturá-los com cuidado, armazená-los em um recipiente fechado e entrar em contato através do telefone 3382-2779, que um responsável busca o animal para identificá-lo e o mantém na sede da própria UVZ, aonde tem um local apropriado para escorpiões.

Escorpião — esse animal é venenoso, mas é pouco agressivo. Geralmente ataca quando sente-se ameaçado. A picada de um escorpião é dolorosa e sentida imediatamente. Eles gostam de lugares escuros, quentes e úmidos, por isso é importante não deixar acúmulo de entulhos; como restos de materiais de construção, jornais e papéis velhos, folhas secas e cascas de árvores e madeiras; pois é um agravante para a proliferação.

Não matar lagartixas, corujas e sapos também é uma medida de controle, já que esses animais são predadores de escorpiões.

Médicos Sem Fronteiras