São José dos Pinhais
23/11/2017 12:11
São José dos Pinhais

Blitz Integrada

Compartilhar artigo no facebook Compartilhar artigo no twitter Compartilhar artigo no WhatsApp ↑ Topo

O Programa Vida no Trânsito de São José dos Pinhais realizou no último sábado (11) mais uma blitz integrada entre a Secretaria de Transporte e Trânsito e as forças policiais da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, Defesa Civil e Polícia Militar do Paraná. Desta vez a ação foi realizada na Avenida Rui Barbosa, no cruzamento com a BR 277, sentido Bairro e sentido Centro.

O objetivo foi fiscalizar o consumo de álcool e direção, no entanto, foram verificados vários outros itens como documentação e equipamentos de segurança veicular, tanto para motoristas, quanto para motociclistas.

Foram abordados ao total 107 motocicletas, 15 automóveis, totalizando 28 notificações de trânsito, 8 recolhimentos, dentre eles 6 motocicletas e 2 veículos, além de 1 boletim de ocorrência.

A equipe do Programa Vida no Trânsito informou que essas ações são importantes tanto para um trânsito mais seguro, onde os usuários tendem a respeitar mais as sinalizações, respeitar o outro e transitar com seu veículo de acordo com as normas legais, quanto para a integração e efetividade na fiscalização entre as forças policiais e os demais órgãos envolvidos.

Programa Vida no Trânsito

Iniciado em 2013 em São José dos Pinhais, e lançado oficialmente no Brasil em junho de 2010, pelo Ministério da Saúde. O objetivo é planejar e executar projetos para a diminuição dos altos índices de mortes e lesões graves em acidentes de trânsito.

Dentro da Comissão do Programa Vida no Trânsito, existem subcomissões que promovem no município ações de engenharia de tráfego, fiscalização, educação, análise de dados dos acidentados e mídia social, as quais têm por objetivo maior, a diminuição dos índices de mortos e feridos no trânsito. Integram a comissão deste Programa, as secretarias de Transporte e Trânsito; Saúde; Segurança; Educação; Urbanismo; Viação e Obras Públicas; Comunicação Social; Administração e Recursos Humanos; Assistência Social; Esporte e Lazer; Finanças; Governo; Habitação; Indústria Comércio e Turismo (Sictur); Meio Ambiente; Planejamento e Desenvolvimento Econômico, além de outras instituições como Ordem dos Advogados do Brasil – (OAB-SJP); Universidade Federal do Paraná; Conselho Regional de Psicologia; Observatório Nacional de Trânsito; Concessionárias Arteris e Ecovia; Renault do Brasil; Câmara Municipal; Auto Viação Sanjotur e São José; Infraero, bem como as forças policiais da Defesa Civil e Guarda Municipal, Polícia Militar do Paraná e Polícia Rodoviária Federal.

Médicos sem Fronteiras