São José dos Pinhais
23/11/2017 12:10
São José dos Pinhais

Com obras bem avançadas, ala pediátrica da UPA tem previsão de início em novembro

Compartilhar artigo no facebook Compartilhar artigo no twitter Compartilhar artigo no WhatsApp ↑ Topo

Mesmo com queda na arrecadação, as obras na Saúde de São José dos Pinhais não param. É o caso da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena, que em breve terá uma grande novidade no atendimento. Após uma avaliação feita pela Secretaria de Saúde do Município, a UPA ganhará atendimento exclusivo de urgência e emergência para crianças. A nova ala pediátrica está em obras e tem previsão de inauguração para novembro.

“A UPA Afonso Pena tem uma média de 12 mil atendimentos/mês. Desses, 3.500 são atendimentos infantis. Em sintonia com o nosso prefeito Toninho Fenelon, de prestar um serviço digno para a população, estamos reavaliando o funcionamento da nossa UPA e acreditamos que com a inauguração da Ala Pediátrica o atendimento terá mais eficiência, bem como prestará um serviço com mais qualidade para as nossas crianças e suas famílias”, disse o secretário de Saúde, Giovani de Souza.

As obras incluem a reforma de uma área que era destinada aos funcionários, com vestiários e refeitório, e que será adequada para o atendimento de crianças em urgência e emergência. “As obras incluem a construção de consultórios, a implantação da classificação de risco para pediatria (Protocolo de Manchester) e uma sala exclusiva de soroterapia. Essa reforma se faz necessária para que o atendimento seja humanizado e personalizado”, afirma Claudiana Litaver Kozan, coordenadora da UPA.

A Secretaria de Saúde destaca que serão realizados apenas atendimentos de urgência e emergência. Nos outros casos, o atendimento infantil deve ser feito na Unidades Básicas de Saúde, que em breve receberão mais 41 médicos, provenientes do último Concurso Público. Das 27 UBS do município, sete passarão a atender em horário estendido, a partir de janeiro de 2018.

Médicos sem Fronteiras