São José dos Pinhais
19/09/2017 04:54
Paraná

Helio Wirbiski defende criação de consórcio metropolitano em Curitiba

Compartilhar artigo no facebook Compartilhar artigo no twitter Compartilhar artigo no WhatsApp ↑ Topo

O vereador Helio Wirbiski destacou nesta segunda-feira, 14, os avanços para a normatização de consórcios intermunicipais em Curitiba e região metropolitana. “Se somarmos os orçamentos para compras das cidades da região metropolitana chegamos a R$ 5 bilhões. Se comprar junto material didático, ou remédios, por exemplo, consegue preço melhor”, disse.

A iniciativa, segundo Wirbiski, unifica os orçamentos dos municípios metropolitanos para garantir descontos e novos convênios com os governos estadual e federal para aquisição de medicamentos, investimentos na educação, na área de segurança, em mobilidade, entre outros setores. “Precisamos buscar consolidar no atacado (a regulamentação dos consórcios para garantir benefícios públicos)”, disse.

Wirbiski adiantou ainda que o tema será tratado, a partir desta quarta-feira, 16, em Foz do Iguaçu, na 6ª Conferência Estadual das Cidades. O evento, que reunirá 2,5 mil pessoas, debaterá o planejamento e a modernização dos municípios paranaenses. “Vamos contar com a presença de representantes do Ministério Público, da Fecomércio e de outras entidades parceiras na discussão sobre os consórcios intermunicipais”, disse.

“Quero aproveitar para convocar os nobres vereadores para participar deste importante evento que debaterá a implantação dos consórcios intermunicipais, bem como o estabelecimento dos planos diretores para as cidades, para Curitiba e toda a região metropolitana”, completou.

Médicos sem Fronteiras